TCHAU TETÊ!!!

 


Homenagem para Amamentação !!!



Começo este texto com os sinais do desmame onde meu pequeno guerreiro filho me apresentou no dia 14 de outubro de 2021, exatamente com 1 ano e 4 meses de existência. SOU GRATA!

Desmame natural partindo do bebê!

Amadas mães não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, mesmo porque não acredito nessa dualidade, acredito no que acontece quando as ações partem do coração. Sabemos que existem o desmame feito pela mãe, acredito ser o mais comum, digo isto porque busquei sobre o assunto e não encontrei relatos de bebê de um ano desmamar por conta. Encontrei muitos relatos da mãe desmamar por opção, necessidade ou mesmo vontade. Então sobre este assunto não posso ajudar as mães que buscam por informações de como fazer de forma natural e sem traumas. Eu posso descrever como foi e como está sendo por aqui a partir do bebê. E claro aprendendo muito com tudo isso. Só posso dizer que Dói, emocionalmente falando como mãe. E se me permitir também aconselhar, independente da forma como essa fase irá acontecer com vocês, usem do RESPEITO MÚTUO! Procure conhecer sobre o assunto e tudo que fale do respeito para ambos, essa energia mãe e filho passam por muitas vivencias e necessidades juntas, ora é o bebê, ora é a mãe, e respeitar todo esse processo faz total diferença. As emoções de ambos estarão aí em evidencias.

NOSSO RELATO: 

Falo por mim e por toda vivência que me toca o coração neste momento da fase da vida.

Quantas vezes fiquei exausta na amamentação, principalmente no início onde precisava tirar forças para salvar nosso filho. Nos primeiros dias de vida de Gael, onde ele não ganhava peso, eu e meu companheiro Wainer ficávamos sem dormir por noites e dias seguidos, a cada 2 horas tirando leite do peito, preparando fórmula para completar os ml´s que faltavam e oferecendo ao bebê pela sonda através da translactação (técnica para estimular o peito a produzir mais leite e ao bebê para aprender a sugar). E quando meu seio ardia de dor, Gael recebia os leites pela sonda através do dedinho. Estranho? sim, mas muito eficaz para poder nutrir aquele recém nascido. Super ajudou e foi extremamente necessário.




o abençoado dedinho




E mesmo com todos esses esforços Gael ficou desnutrido. 
Aos 10 dias de vida fomos para internação do H.U. e ficamos lá por uma semana, naquela maratona para conseguir ajudar aquele Ser a sobreviver, e rezar para ninguém pegar covid. 

Não podia contar com meu marido lá para ajudar, a pandemia não permitia acompanhantes, mas pudemos contar com os enfermeiros, médicos e com muitos amigos nas orações e fé de que tudo ficaria bem, e sim ficou! 




Matando a saudade através da tecnologia
unidos pela telinha


Graças, voltamos para nosso ninho de amor, e juntos novamente nós três. Ahh sim aquela maratona não tinha acabado, estávamos apenas  começando. Gael voltou ao seu peso de nascimento e precisávamos mantê-lo na engorda. Posso dizer que passamos por esta etapa com muito amor, respeito por todos e principalmente com muito bom humor, apesar do cansaço. 



Translactação


"Neste dia meu filho você nos mostrou a força, garra e determinação em querer estar entre nós" 





Dito isso meus amores, fico aliviada pelo desmame ter partido dele, sim aliviada, porque acredito que o trauma foi muito mais meu que dele. Achei que pelo fato de tanta luta para aprender a mamar e para o meu peito produzir o suficiente de leite, achei que ele não iria largar o "osso" tão cedo kkkkk. 




Bom, foram 5 dias observando o comportamento natural e orgânico de Gael para o desmame. Duas semanas antes dessa data, 14 de outubro, Gael ficou no peito mamando com muita intensidade, onde os bicos ficavam doloridos de tanto sugar. Eu achava que ele estava daquele jeito por causa da vacina, por causa dos caninos que estavam nascendo, e olha que foram os quatros caninos a nascerem juntos, então pensa na agonia dessa criança, só o tetê mesmo e muito colinho e grude nosso para tentar aliviar. Ele não queria jantar nessas duas semanas era só peito e mamadeira (formula) e almoçava bem pouco (Gael sempre comeu bem, tinha belos pratos, motivo de alivio e orgulho desse menino comendo kkkk).

Passado essas duas semanas de porre de teta, ele começou a querer brincar com o peito, apertava como se apertasse uma bexiga e dava risada, queria girar o bico como se fosse um botão de rádio, literalmente olhava para o tetê como um novo brinquedinho kkk ai Gzuiz! Bom foram 2 dias inteiros sem querer encostar a boca no seio. Chegou a fazer careta e balançar a cabeça dizendo não. (obs.Gael não fala, na verdade fala duas palavras, água e acabou). Ele passou bem nesses dois dias sem mamar durante o dia, mas ainda mamava nas madrugadas. No terceiro dia ele resolveu não querer nem nas madrugadas, mesmo dormindo eu oferecia e ele balançava a cabeça negativamente. Ok! Respeitando desde sempre suas vontades e necessidades. Novo desafio surgindo ai, como fazer dormir agora sem o tetê e o bebê chorando....Aos poucos fomos descobrindo a melhor forma e dali mais desafios e cansaço....Até que chegou no 5.dia e ele finalmente sinalizou pra mim que estava dizendo adeus para o tetê. Sim, eu precisava deste sinal, ainda tinha esperança que era fase por causa daqueles dentes nascendo, e ele sempre cuidou para não me morder, desde pequenino quando nasceu seu primeiro dentinho.

Estávamos nos preparando para a soneca da manhã e todo um ritual, coloca música de meditação, pega a bola de Yoga, alcança a fraldinha de pano para cheirar e colinho de mamãe para começarmos a balançar e pular na bola. Como não queria mais mamar, a posição mudou, ficou sentado de frente parar mim, começamos a conversar com o olhar ele deu risada, olhou para meu seio com felicidade e fez o gesto com as duas mãozinhas "tchaaaaau" e disse pela primeira vez a palavra TETÊ! (ui pausa para a emoção que veio forte).

Neste momento caí no choro, uma mistura de sentimentos e emoções. Comecei então a agradecer.

"Meu filho lhe agradeço por mais um ensinamento nesta escola da vida tão intensa....sou grata ao universo por lhe proporcionar o leite de ouro, não foi nenhuma fartura, mas foi o suficiente para você crescer forte e saudável. Você é muito sabido, escolheu o desmame depois que tomou todas as vacinas. Ahh meu amado filho você está me mostrando a segurança em poder crescer juntos de seus pais, a coragem que isso já lhe deu, a determinação que adquiriu e a força em continuar sem apego. Sou grata por poder vivenciar este momento tão sublime e respeitador que construímos juntos. Vivenciar o natural, vivenciar o desmame partindo de ti. Hoje você nos libertou para uma próxima fase da vida. Tu sabe Gael que se dependesse da mamãe iriamos mamando pra lá de dois anos né kkkk? O apego é totalmente meu amor. E até isso você me mostrou hoje, - está tudo bem mamãe, estaremos conectados por toda uma existência, sem precisar ficar plugado no tetê (risos). E sabe porquê? Por que você mamãe fez de tudo para nunca desistir, nem eu e nem você, uma fase tão difícil, e necessária para nossas curas. Mamãe você me ensina a persistir, me ensina o respeito, o diálogo adulto, a liberdade, me ensina a coragem e o amor energético que existe entre nós. Eu, Papito e Você -. sou grato, sou grata, somos gratos." 

E assim seguimos meus amores, confesso que no decorrer dos meses, quantas vezes eu estava exausta e com os bicos doendo e Gael mamava até dormir, e muitas vezes dormindo fazendo-o de chupeta. E na minha cabeça eu queria sumir dali, queria desistir de tanta exaustão que tomava conta de meu ser. E por um segundo virava a chave das emoções e aquele lindo bebê adormecia, eu o admirava e recarregava minhas forças, me senti muitas vezes culpada por estar sentido tudo aquilo horrível e logo me pegava a consciência que sou humana vivendo experiências num corpo cheio de hormônios e mudanças. Posso dizer que é surreal toda essa maternidade, esse puerpério louco sem fim, e vamos observando e nos curando da forma que nos é permitido. Meu companheiro se perguntava de onde vinha tanta força para essa mãe continuar:

Eu digo que das Estrelas, pois sabemos que Gael foi um presente das Estrelas para nós. Ela com certeza está ali presente emanando toda aquela luz revigorante. Até hoje.




Digo que ESTAR Mãe é querer muito seu filho bem e ao mesmo tempo não querer estar ali para continuar vivendo o seu Eu esquecido. Um desafio gigantesco que me mostra onde estava tanto egoismo, e também até aonde eu valorizo a minha existência quando me é apresentado as privações. Uma delas é a privação de sono, ela é cruel e numa pandemia com pouquíssimas rede de apoio, me faz valorizar muito mais todos que me cercam e as minhas pequenas vontades e as necessidades dos outros também. Maternidade é uma escola intensa, de provas difíceis e com professores ótimos, que nós mães possamos aproveitar das melhores aulas e despertar para uma consciência mais justa e igualitária.

Hoje Gael dorme a noite inteira e nossos sonos estão se normalizando, acordamos bem e com disposição. O ritual continua o mesmo, sentado de frente para mim, ouvindo o som do coração e cantarolando junto (ããããã....ãããã....ãããã). 


Trocou o sabor do leite materno pelo tumtum do coração da mamãe❤. Sou grata.









Comentários

  1. Gratidão eterna a você minha Vida, por gerar, nutrir e guiar energeticamente e espiritualmente nossa família.
    Sei da minha importância e responsabilidade neste contexto familiar, mas precisamos ressaltar que nós 3 (incluindo o Ariel, que passou rápido por aqui), mas foi fundamental, somos seres de muita sorte e proteção Divina.
    Tem sido muito prazeroso viver esta existência ao seu lado!!
    bjs, amo vocês!! ❤️

    ResponderExcluir
  2. Gael meu lindo, sua trajetória cheia de lutas e vitórias, faz titia se emocionar.
    Milene, tantos ensinamentos vc nos traz e tudo baseado no amor. Wainer, esse humor que transforma as piores situações em pura resiliência. Vcs são incríveis e essa partilha é muito bacana, pois não importa o que aconteça sempre haverá uma luz. Amo vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado My, muito bom ter voce em nossa familia. Vc trouxe vida, literalmente rsrsrs, para nossa familia.

      Excluir
  3. Lindos e inesquecíveis aprendizados! Parabéns linda FAMÍLIA!!! E gratidão pela oportunidade que tive, através das frequências da Luz-Amor, em fazer parte do início dessa linda História de AMOR! Muita saúde e felicidades para vocês três!!! Com muito carinho, Rosa Marta Gerber.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Qual é a real distância entre nosso coração e nossa mente?

Sonhos!!!! Quais são os TEUS?

Uma VIDA em apenas 60 dias....